sexta-feira, 18 de maio de 2012

Moisés - 1º dia

Quem segue o meu facebook sabe que ontem tive a agradável surpresa de receber o meu querido Moisés! É um gato, tem cerca de 1 mês de idade, tem um pêlo sedoso cinzento e uns olhos azuis-mistério. É lindo!

Confesso, até ontem, até pegar no meu petit chat, não gostava de gatos. Fazia-me confusão o seu andar, o seu olhar, o seu roçar... Mas quando envolvi o Moisés nos meus braços, nossa, essa aversão desapareceu! E só posso dizer que adoro o meu fofinho!

Quem lhe deu o nome fui eu. E ele por vezes parece reagir!

E cá em casa, excluindo a minha irmã Rafa, todos cairam de amores pelo bichinho! Até a minha mãe, que lhe limpa as remelas dos olhos e lhe arranjou uma cama incrivel!  Está tudo apaixonado pelo Moisés.

Tenho algumas dúvidas e agradeço aos meus amigos leitores que, se souberem, me esclareçam:

1º o Moisés come muito pouco. Ou melhor, bebe muito pouco. Disseram-me para misturar leite normal com um pouco de água. Mas ele dá duas "lambetas" e não quer mais. Deverei aquecer o leite? Que outras coisas lhe posso dar?

2º há mais de 24h que o Moisés não faz nem xixi nem cócó. E sim, eu andei a investigar pelo palácio dele e não encontrei nada (nem sequer se sente cheiro). É normal na idade dele? Ou é por ele comer pouco?

3º o Moisés passa horas e horas a dormir! Ontem, adormeci-o por volta das 23h e hoje às 10h se eu não o acordasse, ele continuava no mundo dos sonhos. Além de que se eu o puser enconstado à minha barriga, ele adormece pouco depois. Ele é pequenino e tem que dormir, mas assim tanto é normal?

De resto, tudo nice! Aliás, o gatinho está a olhar para o monitor e a pedir-me atenção!

É o meu filhote!

beijos e "miau, miau" do Moisés

1 comentário:

  1. Permita-me que lhe responsa, na qualidade de quem tem gatos (e cães!) como amigos desde que se lembra de ser gente:
    1 - é normal que coma/beba pouco mas pode não estar a dar-lhe a alimentação correcta; o meu conselho é que o leve ao veterinário e lá receberá todas as indicações (por exemplo, o leite que lhe dá não pode ser de vaca, como o que bebemos e possivelmente terá de usar biberon);
    2 - com um mês de idade, ele não só deveria mamar como seria a mãe quem lhe trataria dos dejectos, lambendo-lhe o abdomen até eles sairem; o João terá de substituir a mãe: molhe alhodão em água morna, vire-o de barriga para cima e faça-lhe "festas", de cima para baixo, substituindo a língua da mae, até ele começar a fazer tudo sozinho (não demorará muito);
    3 - finalmente, sim, é normalíssimo: deixe-o dormir à vontade, ele é como um bebé, com a diferença de que não precisa de ser adormecido. :)

    Por último, muitos parabéns, o Moisés é lindo de morrer! :)))

    ResponderEliminar